PAZ E FOGO!!!! SEJAM BEM VINDOS AOS NOSSO AMBIENTE VIRTUAL

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O QUE É ORAR E VIGIAR?




Essa foi a pergunta que me fizeram nesta manhã quando uma pessoa do Grupo Renascer ao fazer leituras de Mt 24 e 25 com outros irmãos, se perguntaram: O que é orar e vigiar? Reflitamos juntos nesta postagem:

São essas as expressões que nós encontramos na Palavra de Deus quando Jesus conversando com seus discípulos, após estes lhes mostrarem as construções do templo de Jerusalém, narra todo um vasto conjunto de acontecimentos que precedem a sua Segunda Vinda. Acompanhe:

“Vigiai, pois, por que não sabeis a hora em que virá o Senhor”. (Mt 24, 42)

“Vigiai, pois, por que não sabeis nem o dia nem a hora” (Mt 25, 13)

“Ficai de sobreaviso, vigiai; por que não sabeis quando será p tempo”. (Mc 13, 33)

“Vigiai, pois visto que não sabeis quando o Senhor da casa voltará, se a tarde, se a meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo derepente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai”. (Mc 13, 35-37)

“ Vigiai pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas essas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem” ( Lc 21, 36)


Nós cristãos não precisamos ter medo quanto a Segunda Vinda de Cristo! A final de contas, Jesus voltará para nos buscar por que ele mesmo está preparando um lugar para nós, os seus eleitos, no céu ( Jo 14,2-3).
Só um detalhe, já pra iniciar-mos a nossa conversa: Jesus virá como justo juiz. Não mais com relação ao pecado, e sim, para buscar os seus eleitos: aqueles que o esperam (Hb 9,28), e trazer-lhes a salvação. Por tanto, nada de ter medo! Você está esperando por Jesus e por sua Segunda Vinda?

Os que estiverem com medo, ou que no Grande Dia do Senhor (II Pd 3,10) estarão tão apavorados como nunca, certamente são os que não querem hoje compromisso com o Senhor Jesus e vivem um evangelho meio-termo e um catolicismo desmantelado: dia vou a Missa, dia não vou. Hoje, eu rezo, amanhã quem sabe... e assim por diante. A esses, no dia não haverá temo e nem permissão para o arrependimento, uma vez que tem que ser hoje, agora, nesse momento. (Você já pode aproveitar agora mesmo para pedir perdão a Deus dos teus pecados e procurar um sacerdote para confessar tudo e pedir a absorvição dos teus pecados. Dessa maneira, você estará voltando para os braços de Deus semelhante ao filho pródigo).

ORAR é ter intimidade com Deus! É você ser guiado pelo Espírito Santo. Basta vermos que o próprio Jesus orava sem cessar: tudo o que fazia era-lhe ordenado pelo próprio Deus e ministrado pelo Espírito Santo.
Aprendemos com certeza na catequese ou em algum movimento ou pastoral da Igreja, que é na oração que somos fortes, que a oração é conversar com Deus. É tratá-lo como o nosso melhor amigo: aquele que podemos conversar de tudo e até pedir os seus ombros pra chorar.

A oração é o alimento da alma. Assim como você necessita de alimento para estruturar o teu corpo e mantê-lo de pé; assim, na oração temos o combustível para enfrentarmos os dias difíceis e manter-mos inabaláveis nas situações complicadas.
Todo o que ora, é guerreiro e vitorioso. Orar, é também, subir no monte de Deus para conversar com ele “face a face” e descer com um rosto resplandecente da glória de Deus. É na oração que derrotamos os nossos inimigos espirituais e depositamos diante de Deus todo o nosso ser como oferta viva e agradável ao Senhor. Ela é a nossa arma! Talvez, uma das mais poderosas que muitas pessoas não usam-na.

A oração na categoria em que Jesus fala nesses textos da Sagrada Escritura, é muito voltada para nos preparar-mos. Para estar-mos prontos, afiados para voltar-mos pro nosso lugar: o céu! Se ele vai voltar para buscar os seus, e nós estamos neste mundo sabendo que não é o nosso lugar, por que somos estrangeiros aqui, e nele (este mundo) há tudo o que não compete a nós cristãos buscar-mos e seguir-mos, por tanto, é na oração que receberemos de Deus orientação para proceder-mos corretamente.

O Espírito Santo, certamente, é aquele que ministra a nossa oração bem como toda a nossa vida para em tudo glorificar-mos (I Cor 10,31) a Deus e obedecer-mos a sua santa vontade (I Ts 4,3). Então, pra ficar bem claro, quando Jesus pede pra que oremos, no caso, aqui com relação Sua Segunda Vinda, é uma precaução pra que estejamos preparados em todas as coisas caso ele volte hoje: Orar para se preparar! É nela que saberemos fazer a vontade de Deus e como agradar aquele que por nós deu a vida!

O "VIGIAR" é uma espécie de estar alerta mesmo! Comparemos com algumas situações:

Um vigia de escola, por exemplo, estar ali preparado para tudo! Ele fica logo bem no portão. Todos sabem que ele é o responsável pela segurança da escola naquele horário. Cada movimento estranho, ele já está ali para ter as devidas atitudes e os corretos procedimentos. E assim a escola ou o local que está sob sua responsabilidade fica em paz, na tranquilidade e em total segurança.

TODOS NÓS SOMOS VIGIAS! vigias do Senhor Jesus que está voltando a qualquer piscar de olhos e vigia, sobretudo, dos nossos atos para saber-mos se são do agrado do Senhor. Somos vigias esperando a aurora como afirma o salmista. Estamos esperando ansiosamente o amanhecer do novo céu e da nova terra que Jesus trará para os seus eleitos!

O que as pessoas mais fazem hoje vigiar o próximo: são fofólogos! Mas, não é nessa categoria de vigias que devemos ser!

Não há nenhuma profecia bíblica em que Satanás virá uma segunda vez com todos os seus demônios ao toque das trombetas infernais ao abrir-se os portões do inferno, onde subirão das tormentas onde há choro e ranger de dentes para buscar os seus. Porém, muitos não estão se comportando como vigias que esperam o Senhor, mas, se comportam como estivessem se preparando para descerem com Satanás com o objetivo de morar eternamente com ele. Diga-se aqui de passagem que o inferno foi preparado para Satanás e seus anjos decaídos (Mt 25,41), e não para nós, filhos de Deus!

Meu querido, é hora de vigiar! E vigiar mesmo! Muitos estão brincando com Deus! São vigias de quinta categoria. Vigias do inferno e não dos céus! Aliás, não há necessidade de se vigiar pra ir pro inferno! Vigie! Vigie! e vigie!...

Somente que ora e vigia conseguirá se manter de pé quando o Filho do homem voltar! Pois são armas que os eleitos de Deus usam para não se perderem e não vacilarem quando Jesus estiver vindo por sobre as nuvens. Todo vigia se alegra bastante quando amanhece e tem que voltar pra sua casa. É! É essa maravilhosa alegria em dobro que teremos quando os nossos olhos avistarem Jesus Cristo voltando com milhares de anjos para nos buscar! Pois estamos vigiando em meio as trevas e escuridão deste mundo tenebroso! Mas como somos luz e filhos da luz, não será para as trevas que iremos!

A ordem de sempre é essa mesma: VIGIAR E ORAR! Era como se Jesus dissesse: Preste bem atenção e tome muito cuidado, por que a qualquer hora e venho buscar os meus. Por isso, é hora de VIGIAR E ORAR!





Que Deus te conceda a graça de ser um vigia esperando a aurora desse novo céu e dessa nova terra para os que Deus predestinou desde toda a eternidade! Ei? Preste bem muita atenção: Orai e vigiai... Fica com Deus!



Cássio José
E-mail.: cassiouab@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir

R@DIO BEATITUDES

Total de visualizações de página